Na vida, o aspecto não é importante. O que importa é a atitude.
quinta-feira, 7 de outubro de 2004
sexta-feira, 1 de outubro de 2004
Ora nem mais!!
Em conversa com o irmão mais novo de um amigo, cheguei a uma triste conclusão. A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida. E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.
O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer. "Quem? ", perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer! Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo? A própria música: "Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além... " era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.
Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.
O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super-Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas, lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual.
E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul.
Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.
Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos.
Ele nunca subiu a uma árvore! E pior, nunca caiu de uma. É um mole. Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema. Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos. Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos. Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra. Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.
Confesso, senti-me velho...
Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador. Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft. Óbvios, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.
Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e a fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa a fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído. Doenças com nomes tipo "Moleculum infanticus" , que não existiam antigamente. No meu tempo, se um gajo dava um malho (muitas vezes chamado de "terno") nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse. Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos. Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo. Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia. E sabíamos viver com isso.
Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?
E ainda nos chamavam geração "rasca"... Nós éramos mais a geração "à rasca", isso sim.
Sempre à rasca de dinheiro, sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca a ver se a namorada estava grávida, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro.
Agora não falta nada aos putos. Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de prenda de anos e Natal, tudo junto. Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.
Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta. Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.
Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas. É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.
Hoje, se um puto é normal, ou seja, não tem óculos, nem aparelho nos dentes, as miúdas andam atrás dele, anda de bicicleta e fica na rua até às dez da noite, os outros são proibidos de se dar com ele...
Nuno Markl
"O homem que mordeu o cão"
Publicado por Netmaister às 15:17
sábado, 25 de setembro de 2004
Onde estás?
Sonhei contigo outrora.
Encontrei-te a cada esquina,
sentindo-te em cada olhar,
escutando-te em passos vagos.
Olho mas não te vejo.
Procuro e não encontro.
O amor em tempos prometido,
a companhia em alturas desejada.
E, nos momentos de nevoeiro,
cego pelo desalento,
entre delírios de desespero
imagino que não vens.
Maldigo a tua ausência
permitindo-me negar-te,
mas acabo em prantos mil
por não poder abraçar-te.
Por fim, deixo-me levar
entre sonhos e pesadelos.
E uma vez mais te encontro,
e uma vez mais te tenho.
Até quando?
Não mo permito questionar.
Pois sei que irás partir,
mas não sei se irás voltar.
Publicado por Netmaister às 01:25
quarta-feira, 22 de setembro de 2004
Querido QU
Vai fazer um ano que te conheci…
Vai fazer um ano que comecei a perseguir-te pela marginal…
As tuas linhas sedutoras, o teu brilho, o teu arranque… tudo isso rapidamente me fez esquecer uma carta de condução “semi-apreendida” e me fez voltar a acelerar que nem louco, para não te perder de vista até àquele momento em que voltavas para a 2ª circular…
As terças e quintas eram os meus dias favoritos da semana, em que passava aquelas horitas a namorar contigo no parque de estacionamento do CETO.
Depois, sabe-se lá porquê, passei a ver-te quase todos os dias, muitas das vezes na minha rua… e até descobri onde TU passavas as noites.
Ora cá, ora lá, era raro o dia em que não tocávamos uma piscadela de olhos!
Até que, numa sexta-feira, te fui encontrar na “nossa” marginal de nariz partido… Fiquei com o coração despedaçado, mas passados poucos dias vi-te semi-nu algures na Póvoa e percebi que ias ficar como novo…
Mas o tempo passava e tu não voltavas…
Entretanto, surgiu outro jeitoso no pedaço… um primo teu, carequita mas cheio da estilo, também! E eu, julgando-me abandonado, comecei a interessar-me por ele… até ao dia em que tu reapareceste na minha vida, cheio de cartazes colados!
Confesso que nessa altura o meu coração ficou dividido… e estava já quase, quase, quase rendido novamente aos teus encantos, quando tive a notícia que nos ias abandonar para sempre…
Snif, snif… vou ter saudades tuas (e acho que não vou ser o único)…
Porta-te bem e… diverte-te com o puto!
(já agora, reza pra que ele não te parta o nariz, também)
“Dynamique” Twingo
Publicado por Wyginh@@ às 11:59
segunda-feira, 20 de setembro de 2004
Barda do fim-de-semana
Eu não disse que o Top3 da loiraça distraída ia estar em actualização constante?
Aqui vai uma fresquinha, com entrada directa para o primeiro lugar:
Estes gajos vêem praki acelerar... Devem pensar que são o Preud Homme!
LOL
Publicado por Wyginh@@ às 09:44
sábado, 18 de setembro de 2004
Viseu, cidade das mulheres injustiçadas
Em Viseu, a PSP foi chamada por um cidadão daquela cidade a intervir no sentido de mandar retirar da montra de uma livraria o livro com o título “As Mulheres Não Gostam de Foder” de um autor espanhol.
Segundo a PSP e o próprio denunciante, o título do livro contraria o espírito da cidade de Viseu.
Fica, portanto, aqui a chamada de atenção, em Viseu as mulheres gostam de foder. Os espanhóis é que ainda não visitaram a cidade, não sabem o que dizem.
(Para Viseu apanho a A1, certo?...)
Publicado por Netmaister às 13:13
sexta-feira, 17 de setembro de 2004
Portugal continua na cauda da Europa
Segundo um estudo realizado em 15 países da União Europeia, Portugal tem uma das mais baixas taxas de absentismo no trabalho por motivos de doença (8,4%).
Como sempre, os países mais evoluídos são os nórdicos. Os finlandeses apresentam a taxa mais elevada com 24%.
Rapaziada, todos a meter baixa que já só faltam 15,6% para entrarmos no pelotão da frente.
Publicado por Netmaister às 15:13
Top 3 da minha loiraça distraída (em actualização permanente)
Aqui fica o melhor da loiraça distraída... registado pela sua loiraça despassarada...
1. (Aqui estão os bilhetes. A sessão é às 15.25!) - Quer os 25 (cêntimos)?
2. Traz-me uma cola com uma pedra de limão.
3. Logo à noite não te esqueças de tirar a porta das chaves.
:-)
Publicado por Wyginh@@ às 15:06
terça-feira, 14 de setembro de 2004
A day (for us) to remember
E enquanto eu fazia posse para o DVD de uma das maiores estrelas de renome internacional (senão a maior, mesmo), a minha mais-que-tudo estreava-se num dos ginásios de maior renome nacional (senão o maior, mesmo)!
Parabéns, meu amor, por aceitares o desafio!
... por te teres entregue de alma e coração!
E por teres acreditado em ti (como eu acredito)!
A partir de agora... é sempre em frente! Não há que enganar!
Parabéns, acima de tudo, pela coragem!
AMO-TE!!!
Publicado por Wyginh@@ às 14:45
The day of my life
Finalmente... realizei o meu sonho de há ### anos (não vou dizer quantos, pra não me chamarem kota)!
Vi a minha Diva. Ali. A 2 metros de distância.
Custou-me 126 euros + 8 horas na fila + 5 horas em pé + MUITO bons conhecimentos pra me colocarem entre os primeiros 30 a entrar no pavilhão.
Mas valeu a pena, claro!
Concerto fabuloso, sem igual. Sei que sou suspeita, mas garanto que o concerto é mesmo soberbo! Que o diga a minha amiga que nem é fã da Madonna e esteve lá ontem... Hoje anda desesperada a tentar arranjar um bilhete para não perder o derradeiro concerto da Tourné!
Eu cá... resta-me agora esperar pelo DVD! E ver-me lá a vibrar!
Eu e as câmaras... retirei-me das entrevistas "gay"... passei a figurar nos concertos das estrelas de maior renome internacional!
LOL
Obrigado Madonna.
Será um dia que nunca esquecerei.
The day of my life?
May be...
At least, one of them... for sure!!!!
Publicado por Wyginh@@ às 14:34


