Se eu pudesse dar-vos apenas uma dica para o futuro, esta seria… protector solar! Os benefícios a longo prazo do protector solar foram comprovados por cientistas mas, quanto aos demais conselhos, têm como único fundamento os meus devaneios mentais… vou-vos dispensar esses conselhos agora.
Desfrutem o poder e a beleza da vossa juventude; oh esqueçam; não vão entender o poder e a beleza da vossa juventude até que se desvaneçam. Mas acreditem em mim, daqui a 20 anos vão olhar para antigas fotos vossas e recordar, de um modo que ainda não compreendem, as possibilidades que tinham à vossa frente e como realmente eram fabulosos… Não estão tão gordos como imaginam.
Não se preocupem com o futuro; ou preocupem-se, mas fiquem a saber que preocuparem-se resulta tanto como tentar resolver um problema de álgebra por mascar pastilha elástica. Os verdadeiros problemas na vossa vida serão coisas que nunca passaram pelas vossas mentes preocupadas; o tipo de coisas que vos atinge às 4 da tarde de uma calma Terça-Feira.
Façam todos os dias uma coisa que vos aterrorize.
Cantem.
Não sejam negligentes com o coração dos outros, não tolerem quem é negligente com o vosso.
Usem fio dental.
Não desperdicem o vosso tempo com invejas; umas vezes estão à frente, outras vão atrás… a corrida é longa, e no fim, é apenas com vocês próprios.
Lembrem-se dos elogios que recebem, esqueçam os insultos; se o conseguirem fazer, digam-me como.
Guardem as antigas cartas de amor, deitem fora os saldos bancários antigos.
Espreguicem-se.
Não se sintam culpados se não sabem o que fazer com a vossa vida… as pessoas mais interessantes que conheço, aos 22 anos não sabiam o que queriam fazer com a vida, algumas das pessoas que conheço com 40 anos ainda não sabem.
Reforcem os vosso cálcio.
Sejam generosos com os vossos joelhos, vão sentir a sua falta quando vos faltarem.
Talvez casem, talvez não, talvez tenham filhos, talvez não, talvez se divorciem aos 40, talvez dancem na festa de aniversário dos vossos 75 anos de casados… façam o que fizerem, não se congratulem ou auto critiquem demasiado – as vossas escolhas têm 50% de hipóteses, tal como as de todas as outras pessoas. Desfrutem o vosso corpo, usem-no de todas as formas que consigam… não tenham medo dele, ou do que os outros pensam dele, é o melhor instrumento que alguma vez irão possuir…
Dancem… mesmo que não tenham outro lugar para o fazer para além da vossa sala de estar.
Leiam as instruções, mesmo que depois não as sigam.
NÃO leiam revistas de beleza, só vos farão sentir feios.
Aprendam a conhecer os vossos pais, nunca sabem quando os irão perder.
Sejam simpáticos para a vossa família; são a melhor ligação para o passado e, muito provavelmente, os que se vão manter ao vosso lado no futuro.
Entendam que os amigos vão e vêem. Quanto os poucos e preciosos a que se devem apegar, trabalhem arduamente para encurtar as distâncias geográficas e de estilos de vida pois, quanto mais velhos ficam, mas precisam das pessoas que conheciam quando eram mais novos.
Vivam em New York por uns tempos, mas partam antes que vos torne insensíveis; vivam no norte da Califórnia, mas partam antes que vos torne sensíveis.
Façam viagens.
Aceitem algumas verdades inevitáveis: os preços irão subir, os políticos terão amantes, também vocês irão envelhecer, e quando isso acontecer, irão fantasiar que quando eram novos os preços eram razoáveis, os políticos nobres e as crianças respeitavam os idosos.
Respeitem os vossos idosos.
Não esperem ser sustentados por ninguém. Talvez tenham um fundo de investimento, talvez tenham um esposo rico, mas nunca sabem quando qualquer um dos dois poderá desaparecer.
Não estraguem o cabelo, senão quanto tiverem 40, vai parecer que tem 85.
Tenham cuidado com os conselhos que aceitam, mas, sejam pacientes com quem os dá. Os conselhos são uma forma de nostalgia, oferecê-los é uma forma de pescar o passado da lata de lixo, limpá-lo, pintar as partes feias e reciclá-lo como algo que não é.
Mas confiem em mim no que se refere ao protector solar…
Tradução livre de
Everybody’s Free (To Wear Sunscreen)
Baz Luhrmann
Passeio
Há 1 dia
Sem comentários:
Enviar um comentário