origem

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Indignação

Sou um “pré-motociclista” em vias de terminar a carta de condução e me iniciar neste novo mundo. E decidi-me por este meio de transporte, eu que já sou condutor automóvel há mais de 10 anos, por uma razão muito específica: a necessidade de me fazer transportar da margem sul para Lisboa diariamente.

Como tal, de há alguns meses a esta parte, tenho prestado mais atenção a tudo o que me circunda e respeita o mundo motociclista. Nesta perspectiva foi com agrado que verifiquei a existência de locais de estacionamento para motociclos junto ao meu local de trabalho, as Torres de Lisboa. Três normais lugares de estacionamento, devidamente delimitados por barras metálicas que interditavam o acesso a qualquer veículo que não motociclos e que conseguiam comportar facilmente há uns meses cerca de cinco motos e, com alguma perícia e imaginação, mais recentemente, oito veículos diariamente.

Com este aumento de veículos, pensei eu, a breve trecho seriam certamente disponibilizados mais um ou até mesmo dois lugares suplementares. Pura ingenuidade e nada mais pois, para além de os lugares existentes terem servido muitas e muitas vezes de zona de cargas e descargas para as obras da Torre A, para além de terem servido de estaleiro para as obras na calçada fronteira à mesma torre, agora simplesmente desapareceram!

As barras metálicas foram removidas e os buracos tapados com cimento, estando agora disponíveis para veículos automóveis. Mais três veículos automóveis. Pergunto eu: serão esses três lugares de estacionamento que irão resolver os problemas de estacionamento na área circundante às Torres de Lisboa?

Onde antes se acomodava o transporte de 8 pessoas acomoda-se agora o de 3. A matemática nunca foi o meu forte mas parece-me, neste caso, fácil de fazer: se os oito motociclistas passarem a estacionar num lugar de estacionamento normal, não se ganharam 3 lugares de estacionamento, perderam-se cinco! Ou será o objectivo outro? Passarão os motociclistas a estacionar em cima dos passeios? E depois? Para além do típico apontar de dedo a que sempre foram sujeitos: de pessoas mal formadas, que não respeitam ninguém, que até estacionam nos passeios bloqueando a passagem, passarão também a ser confrontados com o Sr. Agente da PSP que se passeia diariamente frente às torres sem nada fazer, permitindo estacionamentos em segunda fila, manobras perigosas e coisas que tais e que agora poderá mostrar serviço todos os dias na esquadra com as multas que passou a esses energúmenos das motas.

Numa altura em que muito se fala do excesso de trânsito na cidade, nas portagens à entrada de Lisboa como forma de diminuir a poluição, é chocante perceber que tudo não passa de areia para os olhos de todos nós. Enquanto países desta mesma Europa que é a nossa, tomam medidas para incentivar a utilização de motociclos, veículos comprovadamente menos poluidores do que os automóveis (que em Portugal circulam 95% das vezes só com uma pessoa) por cá continuamos a insistir em estar na cauda da Europa pelos piores motivos.

É incompreensível que, não só não se criam novos lugares de estacionamento para motos como se extinguem os poucos existentes. Como “pré-motociclista”, como cidadão, sinto-me ofendido e enxovalhando. Ainda não tenho mota e já sei o que é sentir-me um cidadão de segunda. Serei, como sempre, cidadão de primeira uma única vez por ano: quando entregar a minha declaração de IRS.

2 comentários:

Unknown disse...

Tou contigo pá!!!

Mas também devo defender a minha posição: têm de se criar lugares especiais para SMART'S...As caixas de fósforos têm de poder contar com um espaço privado, onde não se sitam intimidadas com as banheiras que ocupam o nosso asfalto por todo o quotidiano.

Agora a sério, a tua questão é bastante relevante e demonstra a exagerada preocupação das entidades decisoras com os veiculos de quatro rodas (ligeiros e afins), deixando de lado instalações boas já existentes e também algumas iniciativas que incentivam a outros meios de transporte.

Dá que pensar o facto de se tirar oito lugares, para somente ficar com três...se estes oito não fossem ocupados anteriormente..!!! Contudo, com os oito, ainda faziam faltava mais para albergar os motociclistas da área.

Netmaister disse...

SMART? Isso não eram aquelas coisas tipo M&M's que havia antigamente? Ou estás-te a referir ao carro... ao skate... como é que eu vou definir aquilo... aquela coisa com rodas de bicicleta... não, de bicicleta não que essas são grandes... estás-te a referir ao carrinho de rolamentos?!?