origem

terça-feira, 13 de janeiro de 2004

Realidade Filosófica!!

No Inverno de 2002 – no inicio do ano – ocorreram vários fenómenos extraordinários na minha vida. Passo a explicar…
Foi durante um período em que me sentia muito infeliz, pessoal, profissional, e a minha vida parecia um fracasso a todos os níveis. Como tinha por habito escrever os meus pensamentos (sem que ninguém os leia) peguei no meu fiel bloco de apontamentos e comecei a divagar… Era uma carta rancorosa, acalorada, cheia de confusões, distorções e censuras. E uma pilha de perguntas furiosas.
Porque é que a minha vida não me corria bem? Que seria preciso para pô-la a funcionar? Porque motivo não conseguia eu encontrar a felicidade nas relações? Estar-me-ia para sempre vedado o acesso a uma verdadeira situação de desafogo?? E outras inúmeras perguntas!! Finalmente – e a mais enfática – Que fizera eu para merecer uma vida de tão constante luta?
As perguntas que eu punha no papel nunca me surgiram enquanto a pergunta não tivesse completamente escrita e eu não tivesse posto os meus próprios pensamentos. O meio de comunicação mais habitual é através do sentimento.
O Sentimento é a linguagem da alma, se queres saber realmente o que algo significa para ti, vê como é que te sentes em relação a isso.
Os Sentimentos são por vezes difíceis de descobrir – e muitas vezes ainda mais difíceis de reconhecer. Contudo, é oculta nos sentimentos mais profundos que se encontra a mais sublime verdade. Mas o segredo está em chegar a esses sentimentos…
Pensar e sentir não são a mesma coisa, embora possam ocorrer ao mesmo tempo. Ao comunicar através do pensamento utiliza-se muitas vezes cenas e imagens, razão pela qual os pensamentos são mais eficazes e as simples palavras como instrumentos de comunicação. As palavras são de facto o menos eficaz dos meios de comunicação, são mais susceptíveis de interpretações erradas, muito mais frequentes deturpadas. As palavras são meras elocuções; ruídos que expressam sentimentos e para alem dos sentimentos e dos pensamentos usa-se também um outro veiculo como óptima transmissora: a experiência. São símbolos, sinais, signos. Não são verdade. Não são a coisa real…as palavras podem ajudar a compreender algo, a experiência permite conhecer. Existem porem outras coisas que não podem ser exprimentadas, por isso as ferramentas do conhecimento, a que se chama sentimento e também os pensamentos.
O pensamento mais sublime é sempre aquele que contem alegria. As palavras mais claras são as que contem verdade o sentimento mais gracioso é aquele a que se chama Amor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante todas as coisas q ue vc disse mas não acho..